Como os italianos se cumprimentam? (primeira parte)

Ciao a tutti! Come va?

No nosso post de hoje, falaremos dos cumprimentos [dei saluti], um tema muito importante para que possamos estabelecer os primeiros contatos [i primi contatti], quando formos à Itália.

cumprimentar - oitoronto

(Créditos da imagem: Oi Otranto)

Quais são os principais cumprimentos em italiano? Quando devemos usá-los e em que contextos e situações? Fiquem tranquilos [state tranquilli], pois o texto é bem explicativo e, além disso, no final deste post, é possível conferir todas as explicações na videoaula que os ajudará a organizar as ideais [organizzare le idee].

Os cumprimentos I saluti
Bom dia! Buongiorno!
Boa tarde! Buon pomeriggio!; Buonasera!
Boa noite! Buonasera!; Buonanotte!
Oi, olá!  Ciao!

A) Buongiorno!

Apesar de ser considerado um cumprimento formal, pode ser usado em contextos informais, das 6h ao meio-dia, e também na parte da tarde, dependendo da região. Como acontece no português, usamos o “buongiorno” seja quando encontramos alguém seja quando nos despedimos.

b) Buon pomeriggio!

Cumprimento formal pouco usado na Itália, restrito a programas televisivos/radiofônicos e à literatura.  Contudo, pode ser usado quando encontramos alguém ou nos despedimos na parte da tarde, dependendo do contexto. O horário que inicia o “buon pomeriggio” varia muito de uma região para outra. Em substituição a esse cumprimento em desuso, hoje, na Itália, as pessoas costumam usar “buongiorno” ou “buonasera”  (explicações na videoaula).

c) Buonasera!

Cumprimento formal que também pode ser usado em contextos informais depois das 17h/18h, ao encontrar ou se despedir de alguém (dependendo da região). O horário de início da “Buonasera” também varia muito de uma região para outra (explicações na videoaula).

buonanotte

d) Buonanotte!

Cumprimento formal e informal usado para se despedir quando vamos dormir. Logo, seja “buonasera” seja “buonanotte”, dependendo do contexto, serão traduzidos pelo “boa noite” em português.

e) Ciao!

O “ciao” é um dos modos informais mais comuns (usado entre amigos e familiares) de se cumprimentar em italiano, e corresponde aos nossos “olá” e “oi”. Dependendo do contexto e do nosso interlocutor, pode ser comparado com o nosso “tchau“. É isso mesmo: “ciao” pode ser usado quando encontrarmos alguém ou quando nos despedimos, mas sobre despedidas falaremos no próximo post.

ciao a tutti!

d) Salve!

Cumprimento neutro (do latim salvus, passar bem, ter saúde) que equivale, grosso modo, ao nosso “olá”, usado quando cumprimentamos pessoas com as quais não temos familiaridade (explicações na videoaula).

Veja a videoaula!

P.S.: Me perdoem se fiquei meio enrolada, mas foi a primeira vez que gravei uma videoaula!!!

Arrivederci e buono studio!

 

 

 

2 pensieri su “Como os italianos se cumprimentam? (primeira parte)

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.